quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Guias e coleiras para seu pet

Bom dia people... Hoje é dia de falar de pet.... então temos uma reportagem na integra do Dr.Pet .... 
 
Tipos de guias e coleiras
Por Alexandre Rossi

A coleira e a guia são dois equipamentos indispensáveis para  a segurança do cão durante o passeio. Algumas pessoas confundem os dois, ou não sabem direito qual tipo usar, já que existem diversas opções no mercado. Na dica de hoje, eu vou falar um pouco sobre as principais.

Coleiras
A coleira mais usada é a de pescoço. O ideal é mantê-la o tempo todo no cão e ter uma plaquinha de identificação com nome do animal e telefones do dono.
Embora muita gente se assuste com o nome, o ‘enforcador’ é uma coleira bem útil, especialmente para caminhadas e treinos, pois ajuda a conter os cães, aumentando a segurança. O enforcador não deve prejudicar a respiração do cão, ele deve ficar praticamente o tempo todo frouxo. O ideal é o acessório não sair quando o cão abaixa a cabeça, em geral, um dedo de folga. Dá só uma olhada:
Uma outra coleira eficiente para o controle, sobretudo de cachorros grandes e fortes, são as coleiras de cabeça, que se assemelham a um cabresto. Embora pareça uma focinheira, ela permite ao cão abrir a boca e morder. No entanto, cães de focinho muito curto, como buldogues e boxers, não se adaptam bem a este equipamento. Existem alguns modelos diferentes no mercado e alguns cães se adaptam melhor a uns do que outros. Este é o ‘cabresto’:
Outro tipo muito conhecido é a coleira peitoral, indicada principalmente para cães de pequeno porte, já que ela facilita erguer rapidamente um cachorro menor, o que pode ser útil em passeios diante da ameaça de ataque de um outro cão, por exemplo.
Existem alguns tipos de peitorais que dificultam o cão a puxar, como por exemplo a peitoral com engate frontal. Quando o cão puxa, pelo fato da guia estar presa na frente do cão, ele é forçado a virar de lado, diminuindo o equilíbrio e a força para frente. Essa peitoral pode ser uma boa opção para controlar um pouco melhor o pet durante o passeio. 

Guias
A guia é o equipamento que é engatado na coleira, e deve ser leve e resistente. As de tecido e de couro preenchem bem esses requisitos. São menos percebidas pelo cão que as de metal, o que costuma ser vantajoso para um maior controle do cão mesmo que a guia escape da mão por alguns segundos, pois o cão não perceberá esse deslize com tanta facilidade. Os modelos metálicos, porém, têm como vantagem serem mais resistentes aos cachorros que costumam roer as guias.
Dica Pet: checar as condições do equipamento é fundamental não só no momento da compra, mas também periodicamente, durante o uso. Se o material for de couro ou tecido, é preciso que não haja partes desgastadas ou com aparência alterada. Alguns tecidos, além do couro e do ferro, estragam se forem guardados úmidos.
Já os equipamentos de metal, todos os elos precisam ser verificados, pois basta um estar mal soldado, enferrujado ou desgastado para comprometer o equipamento. 
Convém renovar sempre os equipamentos de tempos em tempos.


Você pode ver mais em: Missão Pet

Achei super legal essa matéria, espero que tenham curtido...

Bjinhoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário