terça-feira, 12 de março de 2013

Cerâmica x Porcelanato

Bom dia people.... vamos falar hoje sobre uma dúvida que muitas vezes surge na hora de escolher o piso.... cerâmica ou porcelanato??? E agora??


O porcelanato passa por um processo tecnológico mais complicado, ele é feito com uma mistura de porcelana e outros minerais, o resultado é mais controlado e homogêneo. Ele passa por uma queima de mais de 1200 graus Celsius, além disse ele ele tem uma elevada resistência mecânica e baixa porosidade, o que significa que ele é resistente a alto tráfego e menos suscetível a manchas já que ele não absorve tanta água. 



A cerâmica é composta pela mistura de argilas, a sua queima chega a 1.150 graus Celsius, porém antes da queima ela sofre processos de prensagem e extrusão ( a extrusão pode ser a quente ou frio - o proocesso é semelhante ao de injeção, onde o produto é injetado a alta pressão e temperatura numa forma vazada ou passa através de um molde de injeção contínua, tomando a forma de peça sólida semi acabada ou também a forma de vergalhão, para ser cortado (fatiado) no comprimento desejado.).
após esse processo as placas são secas e ai sim recebem o esmalte.



O que acontece, é que muitas pessoas acharam que o porcelanato viria para substituir a cerâmica convencional e isto não é o que acontece. Os dois materiais tem excelentes aspectos quanto a durabilidade, resistência e principalmente modelos, assim como também os dois tem pontos negativos. Acredito que existem vários pontos a serem levados em conta na hora da escolha, como por exemplo o tipo de ambiente, a estética, na hora da compra note que cada revestimento deve especificar em que ambiente ele se enquadra melhor, outro dado relevante é a resistência a abrasão, esse índice mostra quanto seu piso é resistente ao impacto direto ( ou seja, o quanto ele é resistente se algo cair no chão... se ele vai lascar, quebrar, ou vai continuar intacto).



Além de detalhes técnicos que podem passar despercebidos, vale lembra que é sempre bom fazer pesquisa de material e valor em, no minímo, três lugares diferentes, já que a variação de preço pode ser razoável, além disso vale ficar atento as promoções, buscar conhecer o material que você quer comprar pode evitar problemas e desilusões após a instalação.

Depois do material escolhido, seja ele cerâmica ou porcelanato, compre sempre metragem a mais, eu costumo usar de 5 a 10%, dependendo do material e ambiente.... já que alguma peça pode quebrar, lascar na hora da colocação, ou vir com tonalidade um pouco diferenciada. Sabe o velho ditado, "melhor prevenir do que remediar" , sempre leve ele em conta na hora da compra.


Bom people... por hoje é isso...

Atá mais!!

Fontes imagens: Assim se Faz | Casos de Casa | Blog Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário